2019-09-04 10:50:25
ACTIVE CIA -CIVIC INTERGENARATIONAL AGENTS

Entre os dias 8 a 17 de julho de 2019 realizou-se em Santo Tirso o 1º campo Internacional de trabalho, co-financiado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), realizado e coordenado pela nossa Associação Mimi.

Neste campo Internacional de Trabalho acolhemos 11 jovens oriundos de diferentes países nomeadamente: México, Dinamarca, Azerbaijão, Alemanha, Taiwan, Hong Kong, Coreia e Rússia. Estes jovens vieram com intuito e objetivo de poderem dar um pouco mais de si à nossa associação e claro partilharem as suas culturas connosco, através deste intercâmbio cultural e intergeracional. E quando questionados o que os motivou a participar neste projeto as respostas foram peremptórias dizendo que foi o projeto em si, a curiosidade de puderem saber mais acerca da organização e de puderem ajudar a acarinhar os idosos podemos dizer que este projeto foi bastante enriquecedor, não só apenas para os jovens voluntários, mas também para os nossos Mimis e toda a equipa da Associação.

Foram 10 dias de trabalho intenso em prole do sucesso do projeto, que não conseguiríamos se não tivéssemos uma equipa focada nos objetivos da Associação, uma equipa que acredita no projeto, uma equipa que projeta o futuro... Cada um com as suas tarefas, delineando estratégias, colmatando algumas lacunas que iriam acontecendo ao longo da semana, trabalhando, trabalhando, para no final concluir-mos que “Valeu a pena”.
Já estão a imaginar como foram estes 10 dias, não já? Pois, vamos então começar… O primeiro dia de atividades, foi estruturado em parceria com o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santo Tirso, onde os jovens voluntários tiveram a oportunidade de fazer um roteiro turístico pelos locais mais emblemáticos da cidade de Santo Tirso.

A partir do 2ª dia, os jovens já começaram de forma séria a desenvolver as suas atividades no projeto, expondo a sua cultura através de apresentações, danças, músicas, jogos, trajes… começamos no Centro Social de Parteira, trabalhamos com os idosos isolados da Cooperativa Sol Maior de Vila Nova de Gaia, seguimos para o Centro Social de Areias, continuamos com a ASAS e terminamos Associação Social de São Martinho do Campo.. Terminamos o projeto com a demonstração de resultados aos nossos parceiros que estiveram sempre ao nosso lado e a largada de balões recheadinha de sonhos, sonhos de um mundo melhor UFAAAA… Foram 10 dias super intensos ???? E o que fica? A sensação de coração cheio e todos os sorrisos que conseguimos distribuir e atribuir.

Podes ver mais noticias acerca do nosso projeto no site do nosso parceiro "Jornal O Cordovense", que sempre nos acompanhou desde o primeiro dia. https://jornalcordovense.com/?p=13754 https://jornalcordovense.com/?p=13719 https://jornalcordovense.com/?p=13736 Desliza para veres as imagens ;) Fotografia e edição: Maria Santos (@mariaflorescer)

Associação Mimi
NOTÍCIAS